quinta-feira, maio 18, 2006

Gorro com agulha reta ou circular?

Este post é para a Renata, que me escreveu nos comentários.

Renata, é o seguinte: como estou fazendo um gorro para bebê, estou trabalhando com agulhas 2 1/2, e estou usando agulhas retas.

No caso do gorro de adulto, você pode trabalhar usando a agulha circular como se fosse uma agulha reta também, é só você fazer uma carreira, e depois virar a agulha ao invés de continuar. Eu uso bastante as agulhas circulares desse jeito, porque costumo tricotar no ônibus, a caminho do trabalho.

Não sei se isso te ajuda, mas é uma maneira descomplicada de você usar as agulhas circulares.

Se eu puder te ajudar em mais alguma coisa, me escreva, por favor.

4 comentários:

Milena disse...

Ah, não precisa agradecer! Estou apenas passando adiante uma idéia que me passaram! E que achei ótima!

Abraços,

Milena

Sher disse...

Milena, eu não tenho noção nenhuma de quantos pontos devo colocar na agulha pra fazer gorro.

Comecei um pra mim como teste e fiz assim, medi a largura da minha cabeça com um pedaço de linha, só que por esses cálculos teria que ter 100 pontos com o fio SoftMix e agulha 5º.

Ou minha cabeça é uma monstrinha ou estou calculando errado .

Me ajuda?
:D

Unknown disse...

Você sempre deveria fazer primeiro uma amostra com a linha e a agulha que você pretende usar, digamos 20 pontos por 20 carreiras, arremate e meça. A partir daí você pode trabalhar por proporção, por exemplo: essa amostra de 20 pt tem 5 cm de largura e o gorro vai ter 50 cm de circunferência: 50cm/5cm = 10 * 20pt = 200pt. Ops! Pronto! Você nunca mais tricota na vida! Mas não se você lembrar que além dos tipos de agulha e linha, existe também o fator mão-do-tricoteiro para influir no tamanho do trabalho. Você pode trabalhar mais apertado ou mais frouxo do que a Milena. E ah! Eu freqüentemente tricoto com linha de costura, com o nº de carretéis dando a espessura do fio. 200 pt é brinquedo!
Espero ter ajudado. Abraços!

Anônimo disse...

Help me, please, Engenheira Tricoteira.
(versatilidade é sinal de inteligência emocional).
Desculpe-me a ousadia. Gostaria muito que você me desse dicas de como tricotar circularmente.Por exemplo, um gorro:gostaria de tecê-lo e só fechar no alto da cabeça. Alguem mé ensinou há muitos anos o uso de agulhas redondas e esqueci como manuseá-las. Desde agora, muito agradecida.nikaflorence@hotmail.com