sábado, janeiro 10, 2009

Auto-exame, mamografias e afins

Sei que este post não tem nada a ver com tricô, mas como o assunto é uma tricoteira que passou pelo susto de encontrar um caroço no seio, vá lá que seja...

A história é a seguinte: eu, do alto dos meus 29 anos (na época), e tendo em vista a ausência de casos de câncer de mama na família, nunca tinha feito um auto-exame. Afinal de contas, "nunca vai acontecer comigo", é o que a gente sempre pensa.

Só que eu sempre faço consultas de rotina. E em 2007, a minha médica pediu um ultrassom das mamas. Tudo normal.

Em 2008, na consulta de rotina, a médica me brinda com a notícia de que eu estou com um caroço na mama direita. Pediu um ultrassom e, voilà!!! Eu estava com quatro nódulos...

Pedimos uma mamografia, que não detectou nada (estranho, né? E todo mundo bate na tecla de que a mamografia é importantíssima... ninguém fala do ultrassom!). Passo seguinte? Biópsia... Depois da biópsia? A médica que fez a biópsia sugeriu mais uma (existe punção agulha fina, que foi a que eu fiz, e agulha grossa, que a médica da biópsia sugeriu).

Minha médica achou que, já que era pra me submeter a um trauma desses, era mais jogo ir pra cirurgia. Pois bem, acabei de chegar em casa... fui operada ontem, e agora estou aguardando o resultado da biópsia que farão no nódulo.

Moral da história: mamografia é muito bom, mas auto-exame também é e ultrassom também!
Mais moral da história: nunca ache que "não vai acontecer" com você. Pode ser que aconteça.

7 comentários:

Cris disse...

Milena:

Você está certíssima! A gente sempre acha que acontece com a vizionha, com a amiga, mas nunca com a gente...
Amanhã sai o resultado do meu ultrasson de mamas, que fiz como rotina e vou levar à minha médica.
Boa sorte com o sua biópsia. Tudo dará certo!

Bjs,

Cris

Maria disse...

Querida Milena,
Se Deus quiser não há de ser nada. Nódulos são causas hormonais e coisas assim. Tive um nódulo e fiz vários exames, após alguns medicamentos tudo voltou ao normal.
Espero que dê tudo certo contigo, aliás já deu.
beijos,
Maria

Sonia Augusto disse...

Oi, Milena.
No meu caso foi o contrário: o ultrassom não acusou nada, a mamografia acusou um nódulo pequeno e suspeito. Ou seja, tem de fazer tudo: auto-exame, mamografia e ultrassom.
Já copiei a receita da saia linda e vou partir pra amostra pra ver se dá certo com o fio que pensei.
Beijos,
Sonia Augusto

disse...

Depoimentos como o seu são muito importante.
Vou confessar uma coisa, sempre tive medo de me tocar com receio de descobrir algum nódulo e minha cabeça pirar. Sempre preferi deixar tudo por conta da mamografia, contando com a presença do médico para me acalmar caso apareça alguma coisa.
Sempre tive a noção que minha atitude não é a mais correta, porque podemos nos auto examinar com muito mais frequência do que fazemos oexame de mamografia. Lendo seu post cheguei a conclusão que é melhor enfrentar meus medos.
Obrigada por esse alerta e muita boa sorte com o resultado da biopsia.
Bjs

Anônimo disse...

Milena!!! aproveito para agradecer as dicas...Mas no momento quero saber onde você está, não responde meus e-mails, fico preocupada, dê um sinal de vida, beijos. Diane

gilda disse...

Querida Milena, a mamografia eh sim o melhor exame para detectar qq coisa. Acredito que no seu caso, por ser muito jovem a sua mama deve ser densa, por isso naum deu pra ver nada na mamografia,ai a complementacao com o ultrasson eh extremamente necessario. Voce nao diz que tipo de nodulos sao o seu; existe varios tipos e pessoas que convivem com eles por toda a vida.
Fique em paz.

gilda disse...

Querida Milena, a mamografia eh e sempre vai continuar sendo o melhor exame para detectar nodulos e principalmente microcalcificacoes. No seu caso por ser muito jovem, sua mama deve ser densa, nao dando para visualizar na mamografia e sim no USG,ai a complementacao com USG eh extremamente necessario Voce naum disse que tipo de nodulo eh o seu, pq existe varios. Conheco muita gente com nodulos e ficam com ele por toda vida. Apenas precisando de controle e nao esqueca de levar seu exame anterior que eh muito importante para o medico ver se ele evoluiu ou nao. Fica em paz