quarta-feira, janeiro 18, 2006

Casaquinho azul para a sobrinha

Estou fazendo um casaquinho para a minha sobrinha, que deve chegar no início de junho. Peguei uma receita na revista "Arte de Bordar - Tricô Bebê", é para recém-nascido. Obviamente, mudei a linha (claro, né? Senão, não seria eu...), fiz algumas outras alterações também. Vamos lá:

Material

  • 2 novelos de fio Pingouin Keamor na cor 564 (Angra)
  • Agulhas esmaltadas número 2 1/2
  • 3 botões

Tensão do ponto

5 x 5 cm = 14 p. x 26 carr. (medidos sobre o ponto fantasia)

Ponto Fantasia

Trabalhado sobre um número de p. múltiplo de 3, + 2p. para as bordas.

1a. carr. - 1 t, *laç, 3p.j.t., laç, 3t.*, rep. de * a *, terminando com 1t. de borda

2a. carr. e todas as pares - em t.

3a. carr. - 1t., *3m., 3t.*, rep. de * a *, terminando com 1t. de borda

voltar à primeira carreira.

Execução

Casaco - Montar 157 p. na ag. e trabalhar 3 cm em cordões de tricô. Trab. no p. fantasia somente os 147 p. centrais. Os 10 p. restantes (5 p. de cada lado), trabalhar em cordões de tricô. A 14 cm desde o início, trab. somente os 42 p. iniciais (frente direita), deixando os p. restantes à espera. Trabalhar no p. fantasia, arrematando 1 p. a cada duas carr., 5 vezes (formação da cava), no lado oposto ao do transpasse. Trabalhar os 75 p. centrais (costas). Fazer os arremates, como na frente direita, dos dois lados. Em seguida, trabalhar a frente esquerda, invertendo o lado da cava e do transpasse. Deixar à espera.

Mangas - Montar 38 p. e trabalhar 2 cm em ponto de barra 1/1, aumentando, na última carr., 15p. distribuídos uniformemente (total de 53 p. na ag.). Trabalhar no p. fantasia. A 13 cm. do início, formar as cavas, arrematando 1 p. a cada 2 carr., 5 vezes, nos dois lados.

Pala - Juntar todos os pontos que ficaram à espera (frente, manga, costas, manga, frente).

1a. carr. - 5t. (transpasse), *2p.j.t., 1t*, rep. de * a *, terminando com os 5t. do transpasse.

Trab. 4 carr. em t. (2 cordões de t.), 3 carr. no p. m. pelo direito do trabalho, 12 carr. em t. (6 cordões de t.). Repetir a diminuição na última carr. em t. Trab. mais 3 carr. em p.m. pelo direito do trabalho, 12 carr. em t. (6 cordões de t.), repetindo a diminuição na última carr. em t. Trab. mais 3 carr. em p.m. pelo direito do trabalho. Trab. 4 carr. em t. (2 cordões de t.). Arrematar.

Acabamento e montagem - Costurar as mangas e cavas, fazer 3 casas, pregar os botões.

Fica no ar uma pergunta: como são feitas as casas dos botões? Eu não faço idéia...

Abaixo, segue a foto (pois é, terminei!)