segunda-feira, janeiro 09, 2006

Casaquinho do "bebeinho"

Pois é, o filho da irmã do meu cunhado tem três aninhos, e já está perguntando "cadê o bebeinho" pra minha irmã e pro maridão dela... *risos*

Bom, enquanto o bebeinho não chega, eu vou preparando coisinhas pra ele, certo? Ceeeeeeerto. E o primeiro casaquinho já está pronto. Peguei a receita na revista "Arte de Bordar - Tricô Especial Bebê", e mudei a linha (não encontrei Cisne Super Bebê em lugar nenhum, então fiz com a Linha Anne, mesmo, deu um resultado ótimo!). Usei também agulha número 2 1/2, sendo que a receita pede agulha número 3. Ah, e não fiz amostra (confesso que cometi esse erro de principiante...).

Bom, vamos lá:

Ponto Fantasia

Trabalhado sobre um múltiplo de 7p + 1p.
1a. Carreira - *1m, laç, 1t, 2pj em t, 2 pj em t, 1t, laç*, rep de * a * terminando com 1m. (nesta parte, a tricoteira principiante aqui se embananou completamente)
2a. Carreira (e todas as pares) - em t.
3a. Carreira - em m.

Execução

Casaco - Monte 150 p na agulha e faça 8 carr. em t. (4 cordões de t.), continue no p. fantasia, mantendo 5p de cada lado em t, para o transpasse. Trabalhe até completar 15 cm desde o início.
Divida os p. da seguinte maneira: 39 p. para a frente direita, 72 p. para as costas e 39 p. para a frente esquerda. Trabalhe cada parte separadamente.

Frente Direita - Continue trabalhando no p. fantasia, mantendo os p. em t. do transpasse, arrematando do lado oposto (para formação das cavas) 1p., a cada 2 carr, 5 vezes. Os pontos restantes estão à espera em uma agulha auxiliar.

Costas - Trabalhe os 72 p. centrais no p. fantasia e arremate dos dois lados (para formação das cavas) 1p., a cada 2 carr, 5 vezes. Deixe os p. restantes à espera.

Frente Esquerda - Trab. igual à frente direita, invertendo o lado do arremate da cava. Deixe os p. restantes à espera.

Mangas - Monte 34 p. na ag. e trabalhe 10 carr. em p. de barra 1/1, aumentando, na última carreira, 9 p. distribuídos uniformemente (43 p. na ag.). Trab. no p. fantasia por 15 cm desde o início. Forme as cavas, diminuindo dos dois lados, 1 p. a cada 2 carr, 5 vezes. Deixe os p. à espera.

Pala - Junte as mangas no espaço das cavas e trab. 1 carr. em t., diminuindo os p. do seguinte modo: 5p. para o transpasse, *2 p.j. em t., 2t.*, rep. de * a * até o final, terminando com os 5 p. do transpasse. Trabalhe, em seguida, 10 carr. em t. (5 cordões). Trabalhe 10 carr. em m., repetindo a diminuição na primeira carreira em m. (*2 p.j em m., 2 m.*), mantendo os 5 p. em t. do transpasse. Trabalhe mais 10 carr. em t., repetindo a diminuição na primeira carreira, e mais 5 carr. em m., rep. a diminuição. Na sexta carreira em m., trabalhe *2 p.j. em m., laç*, rep. de * a * até o fim. Trabalhe mais 5 carr. em m. e arremate.

Montagem

Costure as cavas, faça as casas e pregue os botões, vire 5 carr. do p. m. do decote para o avesso e prenda com pequenos pontos.

Eu fiz diferente, porque sou uma principiante. O próximo será mais certinho!

Até loguinho!