sexta-feira, dezembro 30, 2005

Resoluções de Ano Novo

Bom, depois de ter visto o casaquinho que fiz pro bebê da minha irmã ficar horrível, depois de desistir de fazer a blusa que eu queria (achei que a Aslan Vintage não era muito apropriada), depois de desmanchar o que eu tinha feito da blusa para começar a fazer um poncho (achei lindo o modelo em ponto arroz, do site das Tricoteiras de Sampa), eu tomei algumas resoluções tricotísticas de Ano Novo:

  1. Começar e terminar o poncho (já comecei);
  2. "Remendar" o casaquinho que fiz pro(a) sobrinho(a) - o problema foi o seguinte, eu errei na hora de fazer a casa do botão. Então, vou dar uma remendada, inverter os lados e usar botões de pressão. No lugar onde eu pregaria os botões (onde não teve remendo mal e porcamente feito), e que agora ficará por cima dos botões, eu vou costurar algum enfeite (caramba, eu sou engenheira, sou paga pre resolver problemas, não para arrumá-los, eu tinha que conseguir alguma solução para isso!);
  3. Fazer um outro casaquinho pro bebê (já comecei);
  4. Aprender novos padrões de pontos, para criar receitas, ao invés de simplesmente copiar de revistas (aliás, a receita do primeiro casaquinho que fiz estava errada, só depois é que eu fui ver, o número de pontos do começo não batia com o padrão do ponto fantasia, isso contribuiu para aumentar os problemas...)

Bom, é isso aí.

Feliz Ano Novo!

quinta-feira, dezembro 22, 2005

Natal

O Natal está chegando, e lá em casa nós temos muitos motivos para comemorar com uma grande festa, porque há treze anos, nesta mesma época, minha mãe estava muito mal de saúde (isso foi logo após perdermos meu pai).

No entanto, pouco tempo depois, ela passou por uma cirurgia de coração, contraiu uma infecção hospitalar séria, mas conseguiu se curar!

Além disso, temos outro motivo para comemorar: o bebê que minha irmã está esperando. Mais uma vidinha vindo aí, o primeiro ultrassom foi feito recentemente, e o "projetinho de bebê" vai muito bem!

Então, só posso desejar que todo muito tenha um Natal tão bom quanto o que eu imagino que vá ter! :-)

quarta-feira, dezembro 21, 2005

Feliz Natal!

Passei por aqui só para deixar uma mensagem desejando um Natal maravilhoso aos (poucos) que lêem este blog!

E, antes que me esqueça, não, ainda não terminei o casaquinho, e nem a blusa!

Até loguinho!

sábado, dezembro 17, 2005

Serviço de "Utilidade Pública"

Isso não tem nada a ver com tricô, mas vá lá que seja. Sabadão, eu aqui trabalhando (ou tentando trabalhar, porque fim de ano é uma época meio morta por aqui), resolvi levantar da cadeira para ir ao banheiro.

Chegando lá, meu nariz começou a sangrar. E tome correr para o ambulatório!

Essa história me lembrou de um truque muito usado pelo meu pai quando meu nariz sangrava: ele colocava um algodão embebido em suco de meio limão na narina que estivesse sangrando. Era tiro e queda!

sexta-feira, dezembro 16, 2005

Enquanto a blusa e o casaquinho não vêm...

Enquanto eu não termino o casaquinho do(a) sobrinho(a) (vai demorar um pouquinho) e a blusa (vai demorar um pouquinho... mais!), vou postando coisas legais que achei nas minhas "viagens virtuais":

Um parzinho legal de luvas e uma boina, encontrei lá na Magknits.

Bolsa feltrada "Sophie" (também da Magknits)

Eu ainda vou tentar fazer esses dois modelitos...

terça-feira, dezembro 13, 2005

Blusa rosa

Pois é, lá no Mon Tricot, a Solange deu uma dica para resolver meu problema da blusa rosa (no meu caso, não será rosa, será "coral", não é lindo?). Para resolver, bastava fazer uma amostra, com a lã que eu tenho aqui. No site da Círculo, a amostra era um quadrado de 10x10cm, em ponto meia, em agulhas número 6,00 (com a linha Chenille). Eu deveria obter isto com 10 pontos por 12 carreiras. Porém, cheguei a um retângulo de 6,5 cm por 5,5 cm. E tome regra de três.

Quando eu terminar a blusa, vou postar a receita adaptada aqui. Bom deixa pra lá, acho melhor eu postar a receita, antes que eu não consiga mais entender a bagunça que eu fiz... Segue abaixo:

Agulha utilizada: número 6,00
Pontos empregados: tricô, meia, barra 1/1
Amostra: 18 pontos por 18 carreiras (10x10cm)

Execução

  • Costas: Montar 94 pontos na agulha, trabalhar 5cm em ponto de barra 1/1 e, em seguida, mudar para o ponto meia (direito do trabalho). A 45cm de comprimento total, formar as cavas, arrematando nos dois lados, 9 pontos, 1 vez. A 62cm de comprimento total, formar os ombros, arrematando nos dois lados, 22 pontos, 1 vez. Colocar os pontos restantes numa agulha auxiliar e deixar à espera.
  • Frente: fazer como as costas.
  • Mangas: montar 40 pontos na agulha, trabalhar 5cm em ponto de barra 1/1, mudar para ponto meia, aumentando, nos dois lados, a cada 4 carreiras, 1 ponto, 22 vezes. A 62cm de comprimento total, arrematar todos os pontos.
  • Gola: costurar um dos ombros, recuperar todos os pontos à espera (os da frente e os das costas) e trabalhar 12cm no ponto de barra 1/1, distribuindo 5 aumentos regularmente na carreira, a cada 4cm.

Montagem

  • Costurar o ombro restante e a gola. Fechar os lados e, a parte de baixo das mangas. Pregar as mangas ao redor das cavas.

Parece fácil... vamos ver se funciona, eu começo hoje!



P.S.: meu ponto de barra 1/1 está virando ponto arroz, mas vou continuar desse jeito mesmo...

segunda-feira, dezembro 12, 2005

Uhuuuuuuuuuuuu!


Até que enfim, descobri como acrescentar fotos aos posts aqui no blogger.com!

Voltei!

Cheguei de viagem às 05h30 da manhã, e estou tendo chiliques porque estou longe do tricô, isso vicia!!!!

sexta-feira, dezembro 09, 2005

Tentativa frustrada

Hoje, viajo para Belo Horizonte (para ver o morzão, oba!). Queria levar o meu "embornal" do tricô, para adiantar o casaquinho do(a) sobrinho(a), ou talvez a blusa que estou fazendo para mim, no ônibus, durante a viagem. Porém, mamãe não deixou.

Segundo ela, o tricô é mais uma "manifestação dos meus comportamentos compulsivos" (pois é, tem disso...), e ela acha que vai pegar muito muito muito mal os pais do morzão me verem com um "embornal de pano" com os cacarecos do tricô. Uma pena.

Sobre a blusa que estou tentando fazer pra mim, peguei a receita no site da Círculo, é a receita da "Blusa Rosa". Não estou usando a Linha Chenille (é o que a receita pede), mas sim uma lã. Mantive a agulha número 6,00 e, sinto muito, mas montar 52 pontos na agulha não vai me fazer chegar a uma blusa do meu tamanho, nem que a vaca tussa. Montei 68 pontos para as costas, vão ser outros 68 para a frente. Ainda estou na barra (que mudei para ponto de barra 2/2), e estou chateadíssima por não poder tricotar no ônibus, porque acho que ônibus é um lugar ótimo para se tricotar. Daqui até a parada em Itapeva, daria pra adiantar muita coisa...

Uma pena!

quinta-feira, dezembro 08, 2005

Voltando ao tricô

Depois de muito tempo (18 anos), voltei a tricotar. O que um(a) sobrinho(a) não faz com a gente...

Voltemos ao começo: no dia 21/10/2005, recebi a notícia de que serei titia pela primeira vez. Minha mãe não acreditou quando falei para ela, mas resolvi, depois da notícia, voltar a tricotar, a intenção inicial era fazer um par de sapatinhos (amarelinhos, porque ainda não se sabe se será menina ou menino).

Acabei fazendo o par de sapatinhos, um gorrinho e estou fazendo um casaquinho. Tudo isso, depois que minha psicóloga me disse (e ela não foi a única) que tricô também é uma terapia.

E eu entendo perfeitamente o que ela quer dizer. Sou uma pessoinha bem compulsiva, do tipo que gasta muito, que rói unhas, que acaba com uma caixa de bombons em uma tarde... nada como um bom tricô, para acalmar a mente. Não sei se encaro como uma terapia, ou como meditação. Ou os dois!.